Origem do termoA
origem do termo é francês: aplicado à literatura aparece em 1825 para
se referir a imitação pela natureza romântica e detalhe descritivo de
alguns de seus romancistas. Mais
tarde, seu significado é dito que se aplicam a certos
pintores como
Gustave Courbet, sobre os problemas e do cenário fanfarra grande do
Romantismo, teve as suas telas cenas simples do cotidiano, então o termo
aplicado às obras literárias animados um propósito semelhante de coleta de testemunho fiel à sociedade da época.Em 1850 na França um número de escritores e críticos já o realismo como uma nova estética para longe ou oposição à romântica. Em 1856 aparece uma revista intitula-se precisamente o Realismo, que um deles diz:
Realismo procura desempenhar precisas, completas, meio ambiente, social e sincera a época em que vivemos ... Este jogo deve ser o mais simples possível para que todos entendam.DescriçãoAqui
estão resumidas as características essenciais do realismo, tanto em seu
foco temático e abordagem e preferências estilísticas, mas temos de
fazer alguns esclarecimentos: a reprodução exata da realidade, muitas
vezes tomado como um modelo de observação métodos da ciência
experimental. Um
grande crítico, Ferdinand Brunetière, ponto mais tarde, em 1883, "O
realismo na arte se torna o que é positivismo na filosofia." Balzac em 1843 e destina-se a explorar a sociedade como um cientista a estudar a natureza. E Baudelaire, em 1851, recomenda: "Estude todas as úlceras, como o médico de plantão em um hospital." Flaubert
consultados tratados médicos descrevem a morte envenenamento de Madame
Bovary, e romancistas em geral rigorosamente documentada tomar anotações
detalhadas sobre o ambiente, pessoas, vestido, ou olhar nos livros os
dados necessários para alcançar precisão ambiental ou psicológica.Os
escritores foram centradas em si mesmas e colocar a sua participação na
sociedade, de forma objetiva observar e descrever os problemas sociais,
e por isso eles usaram um novo tipo de romance, o romance burguês. Quanto
ao prazo, preferiu um mais simples, sóbrio e preciso, que se tornaram
importantes reprodução da fala coloquial, especialmente no diálogo, que é
levar os níveis apropriados de caracteres de idiomas, representando
todos os estratos social.Está
inscrito em um movimento mais amplo também afeta as artes visuais,
fotografia (que vem com o século XIX), e filosofia (positivismo, o
darwinismo, o marxismo, o método experimental). A
estética do realismo, fascinados pelos avanços da ciência, a literatura
tenta fazer um documento que pode servir como um testemunho para a
sociedade do seu tempo. Descreve,
portanto, todos os personagens ordinárias e preferenciais comuns
baseados em pessoas reais de essas notas por meio de cadernos de
observação, os personagens peculiares e incomuns típicas do Romantismo. Essa estética se chama uma ética, uma moralidade baseada na objetividade e materialismo filosófico.Quanto
aos dispositivos literárias do realismo, são característica utilizando
um detalhado e minucioso, com enumerações e substantivos concretos, a
subordinação do parágrafo longo e complexo, desde a reprodução,
abundante quase magnética do discurso popular, sem idealizar, e estilo
mal caracterizada, uma linguagem "invisível" para caracterizar
personagens, acontecimentos e situações objetivamente, sem chamar a
atenção para o escritor.CaracterísticasIlustração clube Pickwick Papers de Charles Dickens, uma obra de realismo literário Inglês inaugural. Na foto o Sr. Pickwick executando o clube extravagante.
Os elementos essenciais do realismo são:
Ele pretende mostrar nas obras uma reprodução verdadeira e exata da realidade.
Ele
se opõe ao romance em sua rejeição dos objectivos sentimentais e
transcendental, no entanto, para refletir a realidade individual e
social no contexto da evolução histórica.
Faz
uso completo da descrição, para mostrar perfis precisos dos temas,
personagens, situações e lugares, até mesmo o cotidiano eo exótico é o
tema central, apresentando político, social e humano.
A
linguagem utilizada nas obras que abrangem diferentes registos e níveis
da linguagem como reflexo da linguagem e adaptado aos usos de
diferentes personagens, que são complexos, evoluem e interagem para
influenciar os outros.
As
obras mostram uma relação mediadora entre pessoas e seu ambiente
econômico e social, que é o expoente, a história mostra os personagens
como evidência de uma idade, classe social, um trabalho, etc.
Ele discute, joga e denuncia os males de sua sociedade.
Transmite idéias no mais preciso e objetivo possível.Evolução do realismoFiódor
Dostoiévski, em Crime e Castigo e Os Irmãos Karamazov, aprofunda a
consciência dos personagens, no que foi chamado romance psicológico, a
grande contribuição de realismo russo.Toda
a obra de Benito Pérez Galdós romance apresenta uma sociedade do século
décimo nono fresco espanhol comparável ao proposto no Human Comedy
Balzac para o francês. De
deserdados, em 1881, seus romances contemporâneos alcançar o realismo
integral, assumindo alguns dos princípios do naturalismo. Com Fortunata e Jacinta (1886-1887) atingiu o auge de sua arte.Seu
nascimento está ligado à promoção, o fortalecimento da burguesia e da
nova sociedade urbana causada pelo desenvolvimento da revolução
industrial eo êxodo em massa subseqüente do campo para as cidades. O
mesocracy predominante ou classe média, e cada vez mais letrada,
colocou seus gostos na literatura, como a maioria dos leitores
pertenciam a essa classe.O
público estava interessado, mas tão distante no tempo e espaço e do
exótico dos românticos, por ter vindo e os problemas cotidianos da
sociedade contemporânea, sempre presente através do jornalismo, que
acontece em grande parte no século XIX após ter nascido no século XVIII e técnica de fotografia, novo, que se reproduz em detalhes a realidade. Em
reação contra o idealismo, desenvolveram o positivismo de Auguste Comte
(seu Sistema de Filosofia Positiva foi publicado em 1850), que rejeita
pura especulação metafísica e, na Inglaterra domina o pensamento
empírico do utilitarismo (Jeremy Bentham, John Stuart Mill) e
evolução, que Charles Darwin apresentou em seu livro A Origem das
Espécies (1859) chama de ciências naturais e classificação empírica dos
fatos, observando que todos os seres humanos estão acorrentados ao meio
ambiente que molda-las através da adaptação " o
meio ambiente "em uma" luta pela vida "que faz com que uma" seleção
natural ", o filósofo Herbert Spencer criado nesta base o evolucionismo
social e cultural, que atribui a mesma Comte. O
experimentalismo é desenvolvido com o fisiologista francês Claude
Bernard, que em 1865 publicou seu método experimental aplicada à
medicina. Por
fim, desenvolver uma nova ciência, a genética, a partir do botânico
austríaco Gregor Mendel em 1865, publicou suas leis de herança. Além
disso, a religião hegeliana desacreditar a esquerda (Ludwig Feuerbach) e
as esperanças de redenção fora deste mundo e, especialmente, Karl Marx
chamou a atenção para as condições económicas e sociais das pessoas ou o
materialismo histórico ea luta de classes e afirma que a realidade não deve ser teorizada, mas transformada.A
classe média começou a perceber os benefícios do progresso, mas também
novos problemas que resultaram ainda desconhecido, como uma mudança
fundamental a partir dos valores tradicionais, que dominaram o rural ao
meio urbano, mais cínico, individualista e materialistas. Este
contexto favoreceu estilo do realismo literário e prosa narrativa como
gênero dominante, pois permitiu reconstruir a realidade de uma liberdade
flexível e longe da retórica passado e moldes fora de uso e deixou o
escritor a escolher os temas, personagens e situações. Assim,
o romance foi crescendo em popularidade graças à sua ligação com a
imprensa periódica, através do qual propagação veículo, em parcelas,
inúmeras histórias econômicas, atingindo assim um público mais amplo do
que nunca antes, graças ao biblioteca
de materiais mais baratos de impressão e publicação e de alfabetização
em massa por parte do Estado, uma das conquistas das revoluções
burguesas, em princípio, para assegurar a igualdade perante a lei.A
liberdade religiosa e política, a soberania popular, o sufrágio
universal e demandas sociais foram os motores a partir de então toda a
Europa mobilizaram as massas de trabalhadores e levou-os a participar de
eventos políticos. Doutrinas
como o socialismo eo marxismo foram rapidamente aceitas e ajudaram a
criar a vida entre a consciência de classe dos trabalhadores, que
acendeu com grande força entre o proletariado urbano, surge como um
resultado da revolução industrial, submetido a condições desumanas de
trabalho e mal sobreviveu nas cidades. Quando
o proletariado ganhou consciência de classe entrou em conflito com a
burguesia, que se luta de classe revolucionária contra o velho regime se
tornou a classe dominante e conservadora.A
origem do realismo literário europeu pode ser atribuída a literatura
espanhola medieval e novela picaresca espanhola, em particular, na
versão que essa tradição romancista Miguel de Cervantes. O
modelo de desmistificar Cervantes fortemente influenciado literatura
posterior europeu, mas para desacreditar o gênero narrativo que passou
durante o século XVIII influência européia do século adiada até bem
entrado o século XIX, exceto no caso da Inglaterra, que começou no
século XVIII realismo
da sua própria mão de Daniel Defoe, Richardson e Fielding Henry Samuel,
entre outros, e muito dos escritores mais tarde realistas estão
endividados.O
romance realista europeu se torna o épico da classe média ou burguesa
alcançados ao longo sucessivas revoluções que têm dado crescente poder
(1789, 1820, 1830 e 1848) - instalado como a classe dominante em todos os aspectos da vida, inclusive culturais e estéticos. Ideais
burgueses (o materialismo, o utilitarismo perseguição, de sucesso
económico e social) vai aparecer na novela lentamente, e em sua fase
final, também irá aparecer alguns problemas internos (o papel das
mulheres educadas ainda desempregados, os êxodo do campo para a cidade ea mutação posterior de valores, por exemplo). Além
disso, quando eles saem e cansativo, retomando as questões relacionadas
com a burguesia, a descrição realista estará entrando em outras áreas e
deixar que a mera descrição externa dos comportamentos para se deslocar
para a descrição interna deles, tornando-se um romance psicológico e
gerando introspectivas procedimentos narrativos como o monólogo interior e estilo indireto livre. Tudo
isso possibilitou o surgimento de movimentos em um oposto forma, como o
espiritismo, por um lado, visível na última fase de narradores
realistas como Benito Pérez Galdós, Dostoievski e Tolstoi Fyodor Leo, e
do naturalismo, por outro lado, exagerar o conteúdo realismo social, científico e documental, aproximando-se a descrição das classes mais baixas, marginalizados e desfavorecidos. Os
autores buscam fornecer caracteres comuns e situações, fazendo com que a
obra literária em uma fonte privilegiada para o conhecimento do passado
histórico, mesmo tendo em conta as precauções a serem tomadas para um
uso documental de fontes literárias.Na França, eram realistas Henri Beyle Stendhal, Honoré de Balzac e Gustave Flaubert. No Reino Unido, diz Charles Dickens, Tolstoi e Dostoievski na Rússia Fyodor. Em os EUA, Mark Twain, no Chile Alberto Blest Gana, na Espanha Benito Pérez Galdós, Leopoldo Alas Clarín e Emilia Pardo Bazán. Portugal tem Eça de Queiroz. Na Itália, o movimento chamado verismo e caracterizou mais pelo seu representante Giovanni Verga. Quanto
à literatura escrita em alemão, é um movimento desse viés chamado
Biedermeier e pode ser considerado romancistas realistas Bitzius suíço
Albert (que usava o pseudônimo de Jeremias Gotthelf), Gottfried Keller,
Conrad Ferdinand Meyer, austríaco e alemão Adalbert Stifter Friedrich
Hebbel (dramaturgo), Theodor Storm, Theodor Fontane, Gustav Freytag e
Wilhelm Raabe, mas ainda continuou esta estética renovada durante o
século XX através das obras literárias de Thomas Mann.
Alunos: João Paulo e Letícia
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Obrir mural
0 comentários:
Postar um comentário